Jabeur resiste em Brisbane e está de volta a uns ‘quartos’ um ano e meio depois

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 2, 2025

Ons Jabeur caiu para o 42.º lugar que agora ocupa no ranking mundial depois de encerrar a sua temporada de 2024 logo em agosto. O objetivo era resolver todos os problemas físicos e focar em 2025, algo que parece ter resultado, já que a tunisina se apurou para os quartos-de-final de um torneio WTA pela primeira vez em ano e meio logo na primeira tentativa na nova temporada.

A avançar no WTA 500 de Brisbane, Jabeur superou uma batalha com Elina Avanesyan (43.ª), com os parciais 6-4, 1-6 e 6-4, em pouco menos de duas horas. A incerteza manteve-se até ao fim, com a tenista da Arménia a conseguir reagir na terceira partida ao break de desvantagem por duas vezes, mas Jabeur somou uma quebra de serviço decisiva no décimo jogo para garantir o triunfo e marcar um entusiasmante duelo geracional com Mirra Andreeva nos quartos-de-final.

Quem ficou pelo caminho foi Victoria Azarenka (20.ª), duas vezes campeã em Brisbane. A bielorrussa cedeu num muito equilibrado e intenso encontro com Marie Bouzkova (44.ª), com os parciais 6-4 e 6-4 a ‘esconderem’ as mais de duas horas de luta: Vika foi quebrada seis vezes em sete break points, ao passo que teve 12 hipóteses de tirar o serviço à checa e só o fez em quatro ocasiões. Bouzkova fica à espera de Aryna Sabalenka ou Yulia Putintseva.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt