This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
ITF Oeiras. Cinco portuguesas perto de se juntarem às oito que já estão no QPrincipal
Pelo segundo dia consecutivo, a fase de qualificação da Women’s Oeiras Magnesium-OK Cup assistiu a cinco vitórias portuguesas naquela que é a primeira edição do torneio ITF de 10.000 dólares que a Federação Portuguesa de Ténis está a organizar no Clube Escola de Ténis de Oeiras.
No mesmo dia em que ficou a conhecer-se a sorte do quadro principal, que para já conta garantidamente com oito jogadoras nacionais, Cláudia Gaspar, Marta Oliveira, Ana Filipa Santos, Raquel Mateus e Ema Gil Pires mantiveram a esperança de também elas acederem à melhor grelha de participantes do evento pontuável para o ranking WTA.
Ana Filipa Santos foi a primeira a carimbar rumo à fase decisiva do qualifying. Diante de Esther Thebault, a tenista de 20 anos, treinada por Tiago Teixeira, precisou de três partidas para levar de vencida a francesa pelos parciais de 6-4, 5-7 e 6-3. Esta segunda-feira, a partir das 12 horas, Santos jogará o acesso ao quadro principal com a ucraniana Kateryna Baranivska.
No Court Central do Clube Escola de Ténis de Oeiras, o primeiro duelo cem por cento luso da jornada assistiu ao triunfo de Cláudia Gaspar sobre Patrícia Martins com um duplo 6-4. A britânica Laura Sainsbury será o último obstáculo da atleta do Centro Internacional de Ténis de Leiria à entrada para o quadro principal, jogando-se esse encontro nunca antes das 13 horas.
Também de Leiria, mas com sorte diferente, Mariana Oliveira foi incapaz de se superiorizar a Raquel Mateus, com a jogadora do Clube de Ténis do Porto a vencer por 6-4 e 6-1, marcando encontro da ronda de qualificação com a lituana Gerda Zykute.
Com apenas 17 anos, Marta Oliveira ficou igualmente a um triunfo do quadro principal, após vitória este domingo sobre a compatriota Beatriz Abreu, do Clube de Ténis de Braga, por 6-1 e 6-3. A jogadora Sub-18 do Clube de Campo da Quinta da Moura mede forças esta segunda-feira com a espanhola Marina Rodriguez Garcia (nunca antes das 14h30).
A derradeira vitória portuguesa na segunda jornada do qualifying voltou a ter o cunho de uma atleta da “casa”. Ema Gil Pires, de 18 anos, anulou a desvantagem de um set a zero frente a Mariami Akhalaia, acabando por derrotar a moldava pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-3. Esta segunda-feira, no court central do “seu” Clube Escola de Ténis de Oeiras, a jogadora da Cunha e Silva Tennis Academy medirá forças com Andrea Ka, nunca antes das 13 horas.
Com cinco representantes lusas ainda na fase de qualificação, o quadro principal viu o seu sorteio realizar-se este domingo pelo juíz-árbitro grego, Dimitris Saratzidis – ficando a conhecer-se a sorte das oito tenistas nacionais já colocadas na melhor grelha de participantes.
Por capricho da sorte, Bárbara Luz e Rita Vilaça – duas das convidadas da organização – irão defrontar-se já esta segunda-feira, a partir das 14h30, numa jornada que verá ainda em acção Joana Vale Costa, Inês Mesquita (wild card) e Sara Lança (wild card). Inês Murta e Cláudia Cianci deverão estrear-se na terça-feira frente a tenistas oriundas do qualifying, ao passo que Maria João Koehler jogará a ronda inaugural diante da espanhola Ainhoa Atucha Gomez.
Portuguesas em acção esta segunda-feira:
QUALIFYING
Nunca antes das 12h: Kateryna Baranivska (Ucrânia) v. Ana Filipa Santos
Nunca antes das 13h: Ema Gil Pires v. Andrea Ka (Cambodja); Laura Sainsbury (Grã-Bretanha) v. Cláudia Gaspar
Nunca antes das 14h30: Raquel Mateus v. Gerda Zykute (Lituânia); Marina Rodriguez Garcia (Espanha) v. Marta Oliveira
QUADRO PRINCIPAL
Nunca antes das 14h30: Rita Vilaça (WC) v. Bárbara Luz (WC)
Nunca antes das 16h: Sara Lança (WC) v. Angelique Svinos (Austrália); Joana Vale Costa v. Laetitia Sarrazin (França, cs.5); Inês Mesquita (WC) v. Beatriz Magdalena Flores (México)
- Categorias:
- ITF