ITF estuda novo formato da Davis com finais só de quatro em quatro anos

Por José Morgado - Janeiro 13, 2023

A Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou esta quinta-feira o fim da sua parceria com a Kosmos, depois de quatro anos em que as coisas não correram mediante as expectativas, e espera-se agora uma mudança de formato na competição, que pode arrancar em 2025, após o ano olímpico (Paris) de 2024.

A entidade que passa (de novo) a gerir a maior competição de seleções de ténis de forma autónoma quer desfazer a ideia das Davis Cup Finals, mas com a fase de grupos (quatro de quatro seleções) a disputar-se ao longo de três anos, em seis jornadas (três duelos em casa e três fora), com as duas primeiras seleções a apurarem-se para os quartos-de-final.

Nesse novo formato, ‘quartos’, ‘meias’ e final seriam jogados num terceiro ano, sendo que a prova não se jogaria em ano olímpico, uma vez que a ITF quer introduzir um torneio especial de seleções… precisamente nos Jogos de 2028.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt