ITF anuncia que torneios podem realizar-se novamente na China

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 4, 2023
Fabio Fognini of Italy plays against Alessandro Giannessi of Italy during the 1st round of the Millennium Estoril Open tournament at CTE- Clube de Ténis do Estoril.

Três anos depois, a ITF vai voltar a organizar torneios na China. A pandemia de Covid-19 tornou impossível a realização de qualquer prova na aquele país, sendo que a polémica em torno do caso de Peng Shuai também não facilitou o regresso da competição. No entanto, tudo isso mudou agora, com a Federação Internacional de Ténis a anunciar que a China voltará a ser palco de torneios.

Antes da Covid-19, a China tinha 25 torneios ITF femininos e 15 masculinos, pelo que se tratava de uma parte considerável do calendário internacional. Agora, a liderança do organismo que gere o ténis mundial explica que tem todas as garantias de saúde e de segurança para ali realizar torneios.

“Recebemos garantias de que é seguro para os jogadores, para as suas famílias e equipas competir na China, então estamos com vontade de voltar lá. O osso propósito fundamental é desenvolver o ténis de base em 213 países com diferentes condições sociais, económicas e políticas”destacou David Haggerty, presidente da ITF.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt