Itália qualifica-se para os ‘quartos’ da Davis e só sobra uma vaga

Por José Morgado - Setembro 17, 2023
arnaldi

A seleção de Itália, mesmo sem Jannik Sinner e Matteo Berrettini, garantiu este domingo a qualificação para os quartos-de-final das Davis Cup Finals, que vão ser jogados em Málaga, durante o mês de novembro. Os italianos garantiram o segundo lugar do Grupo A, que está a ser disputado precisamente em Bolonha, Itália, ao vencerem o primeiro encontro de singulares diante da Suécia.

Num confronto em os italianos só tinham de vencer um dos três encontros e os suecos estavam obrigados a vencer todos, a questão ficou logo resolvida com a vitória de Matteo Arnaldi sobre o jovem sueco Leo Borg, filho do lendário Bjorn, por 6-4 e 6-3. Os dois encontros ainda por disputar neste confronto (um singular e um par) já não influenciam no desfecho final do grupo A.

Os italianos juntam-se a República Checa, Sérvia, Países Baixos, Finlândia, Austrália e Canadá nas oito melhores seleções da Davis em 2023. Falta decidir a última vaga, entre Grã-Bretanha e França.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt