INÉDITO. Borges não dá chances em Bastad e apura-se para a primeira meia-final ATP da carreira

Por José Morgado - Julho 19, 2024
Divulgação/Internazionali BNL d’Italia

Nuno Borges, número um português e (ainda) 51.º colocado do ranking ATP, fez esta sexta-feira história pessoal para a sua carreira, ao apurar-se pela primeira vez para as meias-finais de um torneio do principal circuito mundial, no ATP 250 de Bastad, na Suécia. Borges é o sexto português da história a atingir uma meia-final ATP, depois de João Sousa (21), Fred Gil (3), Gastão Elias (2), Pedro Sousa (1) e João Cunha e Silva (1). Sousa, em Genebra 2022, tinha sido o último…

Nos quartos-de-final do prestigiado evento nórdico, Borges derrotou o cazaque Timofey Skatov, número 223 do Mundo e que vinha a fazer uma das melhores semanas da sua vida, por 6-4 e 6-3, num duelo que resolveu em 1h32 e que foi controlando de forma relativamente confortável. O primeiro set ainda foi mais atribulado do que o segundo, mas o português impôs a sua superior qualidade, intensidade e experiência a este nível para fazer a diferença quando foi necessário.

Nas meias-finais deste sábado (pelas 14 horas de Portugal Continental), Borges tem encontro marcado com o argentino Thiago Tirante, 121.º ATP e carrasco de Jaime Faria na primeira ronda. Tirante venceu o único encontro entre os dois, na relva de Ilkley, em 2023.

Na outra meia-final… Rafael Nadal, 14 vezes campeão de Roland Garros, encara o croata Duje Ajdukovic na primeira meia-final (12h00).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com