This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Incrível: Tenista Youtuber concretiza sonho e garante lugar no qualifying… do Australian Open
Há histórias verdadeiramente impressionantes e de superação e a que agora mostramos é uma daquelas que, certamente, o vai deixar com um sorriso quando a terminar.
Leia também:
- — Netflix estreia-se nas transmissões de ténis em direto com Nadal vs. Alcaraz
- — Djokovic lembra como Nadal o irritava com rituais no balneário em Roland Garros
- — Djokovic ‘agradece’ aos jovens: «Acordaram o monstro que há em mim»
Falamos de Jules Marie. Um nome pouco conhecido na modalidade, é certo, mas é um YouTuber com mais de 100 mil seguidores e que vai disputar no próximo mês de janeiro a fase de qualificação do… Australian Open. Tudo porque nunca desistiu de lutar pelo seu maior sonho.
Marie já tinha sido um jogador de ténis que, em 2015, aos 23 anos, atingiu o 228.º lugar do ranking ATP e conseguiu até jogar o qualifying de Roland Garros. Só que poucos meses depois acabou por anunciar a sua retirada prematura devido a várias derrotas consecutivas.
Ora, nos anos seguintes, o gaulês apenas atuou em torneios locais para ganhar algum dinheiro para viver mas foi quando a Covid apareceu que a sua vida começou a mudar por completo. Apoiado pelo irmão, Jules criou um canal no Youtube para dar dicas sobre ténis e, após as restrições à pandemia terem sido levantadas, o francês começou a ir a vários torneios para filmar o que via e ganhou um boom enorme quando, em 2021, foi parceiro de treino de Novak Djokovic em Roland Garros.
Certo é que Jules, apesar de ter, na altura, 30 anos, ganhou motivação para voltar à competição e, no final desse ano, acabou por ganhar de forma improvável o torneio de Caen, vencendo jogadores como Lucas Pouille, David Goffin e Ugo Humbert. Em 2022, tentou voltar a uma fase de qualificação de um Grand Slam mas, sem sucesso. O máximo que conseguiu foi terminar o ano no top 500. Mas 2023 foi tudo diferente.
Venceu os torneios ITF M25 de Montreal, Nottingham, Ajaccio e também no Porto e, em agosto, entrou no top 250. O objetivo estava cada vez mais próximo, até que nas últimas semanas do ano, o sonho tornou-se realidade. Marie foi à final em Vale do Lobo, Heraklion e conquistou, no último domingo, o título em Zahra, no Kuwait, no local onde Rafa Nadal está a treinar.
Moral da história? O francês entrou nos lugares de acesso à fase de qualificação do Open da Austrália e vai, por isso, concretizar o grande objetivo a que se submeteu há mais de dois anos. E o melhor de tudo? É que toda a história foi partilhada na sua conta do Youtube.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Australian Open