Incrível! João Fonseca vence mais uma e se garante na final do US Open no juvenil

Por Marcela Linhares - Setembro 9, 2023
fonseca us open 2023_
David Nemec/USTA

Seguindo grande campanha, João Fonseca voltou às quadras do complexo do US Open e, após vencer o italiano Federico Cina, por 6-4, 3-6 e 6-4, o brasileiro se garantiu na decisão do Major juvenil! Em busca de título inédito em sua carreira, o carioca aguarda o adversário que sai do jogo entre o francês Arthur Gea e o tenista da casa Learner Tien.

No primeiro set, Fonseca foi quebrado logo em seu primeiro game de saque. Sacando bem na sequência e conseguindo incomodar bastante o serviço do italiano, o brasileiro venceu quatro dos últimos cinco games e virou a parcial a seu favor em 4-3. Seguindo sem ser exigido no saque, João fechou em 6-4 em 39 minutos.

Cina começou mais firme na segunda parcial após vencer 12 de 15 pontos e abrir 3-0 no marcador. Fonseca seguiu sendo pressionado em seu serviço, mas conseguiu sair do zero do marcador após reverter um 0-30. Após o brasileiro confirmar seu primeiro game no segundo set, o jogo ficou suspenso por pouco mais de uma hora por conta da política de calor excessivo que vem afetando bastante nesta semana do torneio. Voltando mais agressivo após a paralisação, João conseguiu incomodar novamente o serviço do adversário. Após conseguir uma quebra de serviço com dupla falta do italiano e confirmando o serviço na sequência, o brasileiro empatou o segundo set em 3-3 pela primeira vez. Vencendo os últimos três games, Cina anotou 6-3 e forçou o terceiro set.

Sem quebras no início da última parcial, a partida novamente precisou ser interrompida após o fim do terceiro game por conta de possibilidade de chuva. Após o retorno, a partida seguiu saque a saque. Até o oitavo game, Fonseca não tinha enfrentado break points enquanto desperdiçou sete oportunidades de quebra. Aproveitando uma nova oportunidade no décimo game, Fonseca fechou em 6-4 e se garantiu em sua primeira final deste porte na carreira.

Nos grandes palcos, Fonseca foi muito bem chegando às quartas de final do Australian Open, Roland Garros e Wimbledon. Nesta semana, o brasileiro alcançou seu melhor desempenho ao se garantir na final de um Major juvenil pela primeira vez na carreira.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.