Inacreditável! Siniakova vence batalha épica de 3h45 e República Checa conquista a Fed Cup

Por José Morgado - Novembro 11, 2018

A República Checa confirmou este domingo o seu favoritismo e conquistou a Fed Cup pela 11.ª vez — sexta nos últimos nove anos — ao derrotar os Estados Unidos na O2 Arena de Praga, em casa, por 3-0. O título foi consumado por um triunfo de Katerina Siniakova diante de Sofia Kenin.

Num jogo que podia ter ficado resolvido de forma tranquila, Siniakova acabou mesmo por se impôr com os parciais de 7-5, 5-7 e 7-5, numa vitória épica que durou 3h45 minutos de jogo.

No segundo set, Siniakova esteve a liderar por 3-0 e dispôs de 2 break points para se adiantar ainda mais no marcador. Kevin reagiu, perante alguma insegurança e nervosismo da número 31 mundial.

O duelo seguiu para um terceiro e decisivo parcial e foi a tenista da casa quem voltou a ganhar vantagem. Chegou aos 4-1, voltou a ter pontos de break para fazer 5-1, mas a jovem de 19 anos resistiu. Agarrou-se ao encontro, nunca desistiu e serviu a 5-4 para fechar o encontro. Teve dois match points e quando todos pensavam que os Estados Unidos iam mesmo vencer, a checa recuperou e igualou a 5-5, perante uma autêntica loucura nas bancadas.

Depois de ainda ter salvado três pontos de break de forma consecutiva, Siniakova pressionou e acabou mesmo por fechar o encontro, já sob um enorme desgaste físico. Os Estados Unidos não conseguiram revalidar o título da última época, já a República Checa volta a confirmar que é uma autêntica potência no ténis feminino.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt