Illia Stoliar conquista primeiro ponto ATP em Setúbal

Por José Morgado - Outubro 6, 2021

Illia Stoliar concretizou esta quarta-feira um dos objetivos da sua carreira: conquistar um ponto ATP. Aos 22 anos, o jovem de Alverca avançou para a segunda ronda do ITF M25 de Setúbal, o seu primeiro quadro principal da carreira em torneios internacionais de singulares, dando sequência aquela que já é a melhor semana da sua vida.

O primeiro ponto ATP de Stoliar foi arrancado a ferros e com muito coração, já que derrotou na primeira ronda o brasileiro Paulo André Saraiva dos Santos, de 21 anos, por 1-6, 6-1 e 7-6(5), num encontro em que foi de menos a mais, mas no qual acabou por ser mais agressivo e duro mentalmente do que o seu rival na reta final.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/1445796806986813444?s=21

Agora, na segunda ronda, Stoliar vai à procura de mais história pessoal diante do alemão Sebastian Fanselow, número 419 do Mundo.

Menos sucesso teve Luís Faria (777.º), a quem lhe saiu a fava do sorteio, o francês Arthur Cazaux (343.º, o jogador com melhor ranking da prova). O português bateu-se bem mas perdeu por 7-5 e 6-3.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt