Homem que esfaqueou Monica Seles morre aos 68 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 23, 2023

É já no dia 30 de abril que se vão cumprir 30 anos desde um momento que marcou um ponto de viragem na história do ténis. Falamos do fatídico esfaqueamento de que Monica Seles foi alvo durante o torneio de Hamburgo. Ora, Günter Parche, o homem que atacou a norte-americana, morreu agora nas vésperas desse ‘aniversário’.

Parche saltou das bancadas e apunhalou aquela que na altura era a número um do Mundo durante o duelo dos quartos-de-final com a búlgara Magdalena Maleeva, provocando um corte de 23 centímetros. Mas a ferida foi tanto física como psicológica, já que Seles, uma das tenistas mais autoritárias até esse momento, nunca mais foi a mesma.

O alemão, fanático por Steffi Graf, a grande rival de Seles, morreu aos 68 anos. Parche provocou um antes e um depois, com um enorme aumento de segurança em relação aos jogadores, com segurança privada a ser contratada para ficar nos bancos atrás dos jogadores para proteger os tenistas de eventuais ataques semelhantes.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt