Histórico! Luisa Stefani e Rafael Matos vencem de virada e vão à final do Australian Open

Por Bruno da Silva - Janeiro 25, 2023
stefani matos australian open
Divulgação/Tennis Australia

Luisa Stefani e Rafael Matos bateram os donos da casa Olivia Gadecki e Marc Polmans de virada, nesta quarta-feira (25) e garantiram vaga à decisão de duplas mistas do Australian Open. Os brasileiros chegaram a salvar um match point e fecharam a partida com parciais de 4-6, 6-4 e 11-9, em 1h37, na Rod Laver Arena.

No primeiro set, os brasileiros conseguiram uma quebra cedo, logo no terceiro game e abriram 3-1 na sequência. Gadecki e Polmans, porém, subiram o nível, principalmente na rede e venceram cinco dos seis games finais, anotando 6-4, em 39 minutos. Os australianos tiveram sete erros não-forçados a mais na primeira parcial, mas também somaram bem mais winners (15 a 9).

Os australianos começaram o segundo set como terminaram o primeiro, mas Luisa e Rafael conseguiram manter os seus serviços e, quando a chance surgiu no sétimo game, quebraram o saque e fizeram 4-3. Os brasileiros só cometeram dois erros não-forçados em toda a parcial, confirmaram seus próximos dois saques e devolveram o 6-4 em 40 minutos.

O match tie-break foi tenso, com as duas duplas cometendo alguns erros incomuns. Sacando em 6-7, Luisa cometeu uma dupla falta, mas Polmans devolveu a gentileza em 8-7. Na sequência, Gadecki conseguiu um smash para oportunizar o primeiro match point. A brasileira, porém, com um lindo ponto na rede, salvou.

Com Rafael confirmando seu saque seguinte, os brasileiros abriram 10-9 e não desperdiçaram a chance. Luisa conseguiu um winner de devolução no serviço de Gadecki e assegurou a vaga à decisão.

Resultado histórico

Luisa e Rafael são a primeira dupla totalmente brasileira numa final de mista de Slam desde Claudia Monteiro e Cássio Motta, em Roland Garros 1982. Jamais uma dupla totalmente brasileira levantou um caneco em um Major. Bruno Soares tem três títulos de mistas, Thomaz Koch e Maria Esther Bueno também venceram, mas sempre com parceiros estrangeiros.

Final definida

Na decisão das duplas mistas, Luisa Stefani e Rafael Matos enfrentam os indianos Rohan Bopanna e Sania Mirza, que derrotaram Neal Skupski e Desirae Krawczyk nas semifinais. Mirza joga o último Slam de sua carreira.

Bruno da Silva