HERÓICO: Alcaraz resiste a batalha memorável de 5h27 e estreia-se na final do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 30, 2026
Alcaraz

Épico. Lendário. Memorável. Carlos Alcaraz, número um do Mundo, resistiu esta sexta-feira a um dos encontros mais épicos da história do Australian Open para se qualificar para a final do primeiro Grand Slam do calendário pela primeira vez. O espanhol soma a sua 13.ª vitória seguida em torneios de Grand Slam e completa o lote de finais em torneios de Grand Slam, tornando-se somente no 12.º tenista da história da Era Open a jogar pelo menos uma final em todos os Majors.

O espanhol impôs-se ao alemão Alexander Zverev por 6-4, 7-6(5), 6-7(3), 6-7(4) e 7-5, num duelo de 5h27 digno de filme. É que depois de controlar a primeira metade da partida, o espanhol foi traído pelo corpo e sofreu cãibras fortes que viraram o duelo completamente do avesso. Zverev forçou o quinto set, controlou-o até aos 5-3, serviu para fechar, mas Alcaraz teve a última palavra ao vencer os últimos quatro jogos rumo a mais uma vitória épica na sua curta mas já lendária carreira.

Alcaraz é o mais jovem tenista de sempre a chegar às finais doa quatro Slams e mantém vivo o sonho de ser também o mais jovem de sempre a fechar o Grand Slam de carreira. Aguarda por Jannik Sinner, bicampeão em título, ou Novak Djokovic, 10 vezes vencedor, na grande final.

[VÍDEO] Drama em Melbourne: Alcaraz com cãibras nas duas pernas quando estava quase a ganhar

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com