Herbert, ausente por não ser vacinado: «Não gostava de estar no lugar do Djokovic ao sair do avião»

Por José Morgado - Janeiro 5, 2022

Pierre Hugues Herbert, um dos poucos jogadores a assumir que não vai ao Australian Open por não ter querido vacinar-se, foi convidado a comentar a exceção médica atribuída a Novak Djokovic, número um do Mundo, que assim poderá competir no torneio. O francês não condena a postura do sérvio de 34 anos, mas não gostava de estar no lugar dele.

“Não levo a mal, nem estou surpreendido com aquilo que se passou. Não creio que o Novak tenha sido o único tenista a ter recebido essa exceção para poder viajar. Não gostava sinceramente de estar no lugar dele ao descer do avião. Não creio que vá ter uma receção de boas-vindas digna de um número um. Mas se a exceção que ele pediu foi aceite é porque ele terá cumprido os critérios exigidos”, assumiu o francês.

Herbert espera que esta situação abra uma esperança a quem, como ele, não se quer vacinar. “Neste momento a vida está negra para quem não é vacinado. Eu sou um não vacinado que quer trabalhar, mas não está fácil. Todos os dias penso se devo ou não vacinar-me, é uma opção que tenho. Neste momento posso estar a dar um tiro no pé, mas vacinar-me ou não é uma liberdade de escolha que ainda tenho”.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt