Henrique Rocha não pára de brilhar em Vila Real de Santo António e está na sua primeira final
Henrique Rocha está a viver uma semana muito especial em Vila Real do Santo António. O jovem português de 18 anos começou a sua caminhada na fase de qualificação do ITF de 25 mil dólares algarvio, mas não só deixou para trás o qualy com distinção, como já está na primeira final internacional da sua carreira a nível sénior.
O número 858 do ranking ATP voltou a assinar uma exibição de excelente nível para superar o checo Michael Vrbensky (376.º e quinto pré-designado), com os parciais 6-3 e 7-6(7) a escreverem a história do encontro. Houve muito drama, especialmente no segundo parcial, o que torna ainda mais impressionante a forma como o luso conseguiu lidar com o momento para se apurar para o encontro decisivo.
Basta ver que Rocha liderou por 3-1, viu Vrbensky virar para 5-3 e foi a tempo de ele próprio liderar por 6-5. Nesse momento, teve um match point que não conseguiu aproveitar, seguindo para o tie-break. Na hora do desempate, Henrique Rocha voltou a disparar no marcador e abriu para 6-2, apenas para ver Vrbensky responder até ao 7-6, salvando os quatro match points. Certo é que o português resistiu ao set point e fechou de seguida.
Naquela que foi a sua segunda meia-final da carreira, Rocha resistiu e agora vai à procura de um título inédito, sendo que ainda tem de esperar para saber quem vai defrontar: Pablo Llamas Ruiz (terceiro cabeça-de-série e 325.º ATP) ou Federico Gaio (sétimo favorito e 381.º ATP). Pelo caminho, já deixou tanto o quarto como o quinto pré-designado.