Henrique Rocha joga muito e faz história pessoal rumo às ‘meias’ do Lisboa Belém Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 26, 2025
Beatriz Ruivo/FPT

Henrique Rocha nunca tinha conseguido ir além dos quartos-de-final de torneios de categoria Challenger em Portugal… até agora! O número 171 do ranking ATP quebrou finalmente essa malapata e apurou-se para as meias-finais do Lisboa Belém Open depois de assinar uma excelente exibição nesta sexta-feira, no CIF.

O jovem de 21 anos ultrapassou o espanhol Pablo Llamas Ruiz (218.º), com os parciais 6-3 e 6-4, em menos de uma hora e meia, e mantém-se sem qualquer set perdido ao longo desta semana. Rocha alcança as segundas meias-finais Challenger esta temporada e, como referimos, as primeiras da carreira em solo português.

Trata-se de um triunfo moralizador e que pode ser um bom prenúncio. É que Rocha superou Llamas Ruiz nas meias-finais do único Challenger que conquistou na sua carreira, então em Murcia. Agora, vai preparar-se para encarar Stefano Travaglia (239.º), carrasco de Jaime Faria, que bateu Alexander Ritschard (332.º), numa grande batalha, com os parciais 6-2, 1-6 e 7-6(5).

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt