Henrique Rocha entra em 2026 com derrota no Challenger de Camberra

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 5, 2026

Henrique Rocha deu o pontapé de saída na sua temporada de 2026 com uma derrota. O português, atual número 158 do ranking ATP, não resistiu na primeira ronda do Challenger de Camberra, na Austrália, e ficou pelo caminho, pelo que vira o foco já para o qualifying do Australian Open, na próxima semana.

Rocha nunca se conseguiu encontrar verdadeiramente e cedeu frente a Ugo Blanchet (145.º) com os parciais 6-3 e 6-4, num encontro com a duração de 1h23. O português de 21 anos enfrentou nove break points — salvou sete — e não teve nenhum à sua disposição, pelo que viu as tentativas de reação serem contrariadas pelo francês.

Se é verdade que Henrique Rocha muda o foco para o Australian Open, também é um facto que a participação portuguesa em Camberra não chegou ao fim. É que Jaime Faria (151.º) ainda vai disputar a sua primeira ronda, arrancando a temporada diante do dinamarquês Elmer Moller (120.º).

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt