Henrique Rocha e a vitória decisiva na Davis: «Foi especial para mim»

Por José Morgado - Fevereiro 3, 2025
Rocha

Henrique Rocha tem apenas 20 anos voltou a dar provas de ter estofo para os momentos decisivos na Taça Davis. Se na Noruega ganhou a Casper Ruud, então n.º 9 mundial, tornando-se no primeiro português a ganhar a um top 10 na Davis, este domingo o maiato teve o sangue frio necessário para, numa altura em que não havia margem para errar, dar a volta ao resultado e assinar o ponto decisivo que garantiu manutenção de Portugal no grupo Mundial I e a sonhar com a desejada subida aos Qualifiers em 2026.

“Foi um dia com muitos nervos. Um encontro muito complicado, não pelo nível em si, mas pelo ambiente que era. Estive os dois ‘sets’ por baixo, mas com toda a ajuda do público, parecia que estávamos quase a jogar em casa, no Mónaco. Foi, sem dúvida, especial para mim. Consegui fazer o último ponto para Portugal, foi a minha primeira vez [nesta situação], espero que ainda haja muitas outras. Foi um dia especial para mim, para a equipa. Estava um ambiente incrível. Estou muito contente. Agora, estamos ansiosos por setembro ”, declarou, referindo-se ao play off de promoção.

Mónaco-Portugal, 2-3: Henrique Rocha evita o escândalo e garante permanência na Taça Davis

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com