Henrique Rocha despacha top 400 e conquista primeiro ponto ATP aos 16 anos

Por José Morgado - Abril 4, 2021
henrique-rocha

Henrique Rocha, jovem de apenas 16 anos que integra o top 100 mundial de juniores da Federação Internacional de Ténis (ITF), viveu este domingo, em pleno Centralito do Jamor, um dos momentos mais importantes da sua ainda curta carreira, ao qualificar-se para a segunda e última ronda do Oeiras Open II, o segundo Challenger consecutivo no mítico complexo do Estádio Nacional, e garantir assim o seu primeiro ponto ATP.

O jovem do Porto, a viver e a treinar no Centro de Alto Rendimento do Jamor, derrotou na primeira ronda do qualifying em Oeiras o norte-americano Nick Chapell, 355.º colocado do ranking ATP, por 6-4 e 6-2, em 1h27, num encontro em que dominou completamente e cujos parciais até poderiam ter sido mais desequilibrados caso tivesse aproveitado a vantagem de duplo break na primeira metade dos set inaugural.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AFD7L/status/1378757694849482757

Rocha, bicampeão nacional de sub-16, vai defrontar no encontro de acesso ao quadro principal o cotado argentino Pedro Cachin, ex-top 200 e atual 361.º colocado ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com