Henrique Rocha dá show contra Fucsovics e está a um passo do quadro do Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 8, 2025

Implacável! Henrique Rocha está a um passo de se apurar para o quadro principal de um torneio do Grand Slam pela primeira vez na carreira, depois de somar uma tremenda vitória diante de uma das principais figuras da fase de qualificação do Australian Open 2025.

O português, número 174 do ranking ATP, brilhou para superar Marton Fucsovics (100.º ATP e terceiro cabeça-de-série), com os parciais 6-2 e 7-6(3), em 1h43. Rocha, de apenas 20 anos, enfrentou um único break point — que salvou — durante todo o encontro com o experiente húngaro, de 32 anos, que já foi 31.º do Mundo, e mostrou sangue frio no tie-break para fazer a diferença e colocar-se a somente um triunfo de se juntar à elite em Melbourne Park.

Leia também:

 

Esta é a primeira vez que Henrique Rocha chega tão longe no qualifying de um Major, pelo que conquistou o direito de sonhar de forma muito clara em juntar-se a Nuno Borges no quadro principal. Para lá chegar, terá agora de ultrapassar o italiano Matteo Gigante (146.º), que bateu Nick Hardt (201.º), por 6-2 e 6-2, e Lukas Neumayer (216.º), por 6-3 e 6-4 para se colocar na ronda de acesso à lista principal.

Recorde-se que também Jaime Faria tenta ficar nesse último obstáculo para chegar ao quadro principal, sendo que por agora vai medir forças com Dane Sweeney na segunda eliminatória.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt