Henrique Rocha conquista o seu quarto título da época em Sintra

Por José Morgado - Setembro 17, 2023
Créditos: Miguel Reis/Bola Amarela

Henrique Rocha, jovem de apenas 19 anos que ocupa o 371.º posto do ranking mundial, conquistou este domingo o quarto título da carreira — e da época — ao triunfar no segundo ITF M25 de Sintra, disputado na Beloura Ténis Academy. É a consolidação de uma época que tem sido de sonho (e muitas vitórias) para o jovem da Maia, quer em singulares, quer em pares.

Na final, Rocha derrotou o alemão — que treina e passa muito tempo em Portugal — Sebastian Fanselow, 453.º ATP, por 6-2 e 6-3, numa final resolvida em 1h25, que chegou a ser interrompida pela chuva, que caiu na Beloura ao nível do que tem caído um pouco por todo o país este fim-de-semana.

Rocha teve uma quinzena de grande qualidade na Beloura. Na semana passada já tinha sido semifinalista de singulares e finalista em pares (ao lado de Jaime Faria) e esta semana também foi ‘vice’ nas duplas. Rocha vai entrar no top 350 no dia 25 de setembro e tornar-se no novo número 5 nacional, atrás de Nuno Borges, Frederico Silva, Gonçalo Oliveira e João Sousa.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt