Henrique Rocha brilha e conquista segundo título da carreira em Mungia

Por José Morgado - Junho 24, 2023
HenriqueRocha
Miguel Reis/Bola Amarela

Henrique Rocha, jovem de 19 anos que ocupa o 517.º posto do ranking ATP, conquistou este domingo o segundo título da temporada — e da carreira — no circuito profissional. Depois de um primeiro troféu no início do ano em Vila Real de Santo António, o tenista do Centro de Alto Rendimento do Jamor, da Federação Portuguesa de Ténis, somou desta feita um primeiro título fora de portas, no ITF M25 de Mungia, nos arredores de Bilbau.

Rocha derrotou na final o espanhol Pedro Vives Marcos, que na semana anterior o havia derrotado nas meias-finais de Martos — e que eliminou Pedro Araújo esta semana nos quartos-de-final –, por 6-3 e 6-4, num encontro resolvido em 1h24 no qual foi superior, em especial nos momentos importantes. O duelo foi dominado pelos serviços e o português aproveitou o único break point de que dispôs em cada um dos sets.

Henrique garante a entrada no top 500 ATP pela primeira vez na carreira, na ressaca de uma primeira metade da época de grande qualidade.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt