Henrique Rocha bate ex-top 20 e está nos ‘quartos’ de Bratislava com melhor vitória da carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 13, 2024

Foi preciso saber sofrer, mas Henrique Rocha somou esta quinta-feira a maior vitória da carreira para carimbar o apuramento para os quartos-de-final do Challenger de Bratislava, na Eslováquia. É a quarta vez este ano que vai discutir uma vaga nas ‘meias’ de uma prova desta categoria, sendo que deixou pelo caminho o segundo cabeça-de-série.

Falamos do veterano Albert Ramos, de 36 anos, atualmente no 110.º lugar mas que chegou a ocupar o 17.º posto da hierarquia mundial masculina. O espanhol ainda recuperou de 3-1 e 4-2 no segundo set e forçou a terceira partida, mas a resposta do número 199 do Mundo foi implacável, como se percebe pelos parciais 7-6(6), 5-7 e 6-1.

Leia também:

 

Esta torna-se a maior vitória da carreira do jovem de 20 anos em termos de ranking, num duelo em que criou 16 break points, aproveitando 5, ao passo que salvou 8 dos 12 que enfrentou. A intensidade na terceira partida valeu-lhe a fuga para o triunfo em pouco menos de três horas, ficando agora à espera do russo Alexey Zakharov (506.º) ou do eslovaco Norbert Gombos (557.º) nos ‘quartos’.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt