Henrique Rocha alcança o que só outros dois jogadores do seu ano conseguiram

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 3, 2023
Créditos: Miguel Reis/Bola Amarela

Henrique Rocha só precisou de uma oportunidade num torneio ATP para furar a fase de qualificação rumo ao quadro principal. O jovem português de 18 anos brilhou em larga escala no qualifying do Millennium Estoril Open e bateu Ryan Peniston Mate Valkusz sem ceder sets, tendo duelo marcado com Bernabé Zapata Miralles na primeira ronda esta terça-feira.

Ora, o que Rocha alcançou durante o fim-de-semana mereceu destaque e atenção de quem acompanha o ténis lá por fora, com uma estatística importante a ser destacada em relação à jovem promessa do ténis português. É que Henrique Rocha tornou-se apenas no terceiro jogador do seu ano (2004) a ultrapassar a fase de qualificação de um torneio ATP, juntando-se a um grupo que só tem os franceses Luca Van Assche Arthur Fils.

Será este um sinal de que vêm aí coisas boas na carreira de Henrique Rocha em breve? Para já, prepara-se para disputar a primeira ronda do quadro principal do Millennium Estoril Open, isto antes de sequer se ter estreado num quadro de um Challenger.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt