Heide vence final dramática contra João Fonseca e conquista maior título da carreira em Assunção

Por Thomas Alencar - Março 25, 2024
heide fonseca
Divulgação/Paraguay Open

Gustavo Heide é o campeão do Challenger de Assunção, no Paraguai. Neste domingo (24), em uma final 100% brasileira, o atual número 225 do mundo derrotou João Fonseca, um prodígio do tênis nacional, por 2 sets a 1, com parciais de 7-5, 6-7 e 6-1, em um confronto dramático que durou 3h17.

Com o título do Challenger de Assunção, no Paraguai, Gustavo Heide sobe no ranking da ATP. O brasileiro, que ocupava a 225ª colocação antes do início da competição, agora se aproximará do 175º posto. Por outro lado, João Fonseca também sobe e alcança o top-300.

Leia também:

– Bia Haddad e Townsend sofrem virada e são eliminadas nas duplas em Miami
– João Fonseca vai à maior final da carreira em Assunção e garante entrada no top 300
– Thiago Wild analisa grande vitória sobre Fritz em Miami: “Estava confiante e fiz minha parte”

O primeiro set foi digno de final e de completo equilíbrio. Isso porque Gustavo Heide saiu na frente com quebra de serviço e abriu 2-0 e 3-1. Contudo, João Fonseca seguiu vivo no confronto e, com uma quebra, alcançou o empate em 5-5 na reta final da parcial. Por fim, Heide freou a reação do prodígio e, com dois games seguidos, encerrou em 7-5, em 1h06 de embate.

Se no primeiro set Gustavo Heide teve facilidade, no segundo o confronto mudou de rumo e passou a ter emoção. João Fonseca começou a parcial de forma autoritária e abriu 3-0 rapidamente. Contudo, Heide seguiu na cola, emendou três games para empatar em 5-5. Sendo assim, devido ao equilíbrio, o embate foi para o tie-break, no qual o jovem prodígio salvou um match point, virou e confirmou a vitória para levar a decisão para o terceiro set.

No terceiro set, Gustavo Heide assumiu o controle do jogo. Apesar do empate de 1-1 no início, o brasileiro emendou cinco games seguidos, com duas quebras de serviço pelo caminho, para fechar a parcial com autoridade em 6-1 e conquistar o maior título da carreira em Assunção.

Me formei em jornalismo em 2017. No ano seguinte, trabalhei com assessoria política e logo em seguida, entrei para o portal VAVEL Brasil. Alguns meses depois, tornei-me coordenador da editoria Nordeste e Rio de Janeiro. No início de 2023, entrei para o site Bola Amarela, que é especializado na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.