Halep supera Bencic, está na final de Madrid e a uma vitória do número 1

Por José Morgado - Maio 10, 2019

MADRID. ESPANHA. Simona Halep, a número mundial no final das últimas duas temporadas — perdeu esse estatuto em janeiro para Naomi Osaka, está à beira de voltar a sê-lo esta segunda-feira. A romena de 27 anos colocou esta sexta-feira a apenas uma vitória de um terceiro título no Mutua Madrid Open e do regresso à liderança WTA, ao passar à final do maior torneio do país vizinho — e um dos mais importantes da época no circuito feminino.

Num encontro de grande qualidade, como são quase todos entre estas duas protagonistas, Halep, número três mundial (será pelo menos número dois na segunda-feira), derrotou a suíça Belinda Bencic, 19.ª WTA, de 22 anos, por 6-2, 6-7(2) e 6-0, num encontro que se prolongou por 1h57 e que acabou por valer pelo excelente segundo set, repleto de alternâncias de ascendente e pontos fabulosos. Nos outros dois, Halep foi claramente superior…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/WTA/status/1126859904549961728

A romena apura-se para a final de Madrid pela quarta vez nos últimos seis anos. Ganhou em 2016 (bateu Dominika Cibulkova na final) e 2017 (superou Kristina Mladenovic) mas perdeu a decisão de 2014 com a russa Maria Sharapova, num encontro que então serviu de antecâmara para a final de Roland Garros desse ano, igualmente vencida pela ex-líder mundial de 32 anos de idade.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt