Haase sugere formato das NextGen Finals para torneios ATP 250

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 30, 2023

E se as regras de grande parte dos torneios que vemos mudassem radicalmente? Essa é a sugestão feita por Robin Haase, tenista neerlandês de 35 anos que agora ocupa o 269.º posto do ranking ATP. O antigo top 40 quer ver um espírito novo nas competições e deixa uma sugestão concreta para os ATP 250, que o próprio diz estarem a sofrer a nível económico. Nesse sentido, sugere apostar no formato… das NextGen Finals, com sets até aos quatro (tie-break a 3-3) à melhor de cinco partidas.

“O que é mais divertido ver? Três sets de seis jogos ou cinco sets de quatro? Se ganhas um set 6-4, no set seguinte tens um jogo, outro, o terceiro, fica aborrecido. As pessoas vão embora para ir beber algo. Mas se ganhares um set por 4-1 e no seguinte fazes um break, estás logo muito perto de ganhar o segundo. Isso é muito mais emocionante para os adeptos, mas mais duro para os jogadores”, começou por afirmar ao portal Clay.

Haase explica que não acredita que o ténis seja aborrecido, no entanto. “Só acho que deve ser mais rápido, mais emocionante”, acrescentou, antes de falar sobre as limitações que os adeptos têm nas bancadas.

“Se eu comprasse bilhete e tivesse de esperar 10 minutos na fila, iria perguntar o que era aquilo. Não faz sentido esperarem tanto. Simplesmente deixem entrar e senta-te, mexe-te com liberdade. E não há let numa troca de bolas, por que é que tem de haver no serviço? O único argumento a favor é a tradição. As pessoas não entendem esta regra”, atirou, antes de considerar que o nível subiu com muitos jovens a mostrarem o que valem.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt