Há 7 anos, Michelle Larcher de Brito fez HISTÓRIA ao vencer Sharapova em Wimbledon

Por Tiago Ferraz - Junho 26, 2020
Michelle-Brito
AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS – RESTRICTED TO EDITORIAL USE

26 de junho de 2013 é um dia que o ténis nacional nunca esquecerá e Michelle Larcher de Brito, em particular, também não.

Neste dia, a tenista portuguesa escreveu uma das páginas mais bonitas do ténis português quando, aos 20 anos, venceu nada mais nada menos do que a número três mundial da época: a russa e já retirada Maria Sharapova, antiga número um mundial, num encontro em que a portuguesa roçou a perfeição.

Larcher de Brito chegou ao quadro principal vinda da fase de qualificação e entrou bem ao conquistar a vitória na primeira ronda diante da norte-americana e também já retirada Melanie Oudin pelos parciais de 7-6(7), 1-6 e 6-4. Já Maria Sharapova bateu Kristina Mladenovic, em duas partidas, com um resultado de 7-6(5) e 6-3.

Dois dias depois chegou o momento que ficou para a eternidade: o encontro entre Maria Sharapova e Michelle Larcher de Brito que, na época, tinha apenas 20 anos, num encontro jogado a 26 de junho de 2013.

Este foi o dia de uma das melhores vitórias de sempre do ténis português e um dia que eu, pessoalmente, guardo com carinho: lembro-me bem desta data. Apesar de eu ser muito jovem (tinha 17 anos na altura), abdiquei de uma tarde estupenda de verão (tinha família em minha casa inclusive) e fiquei na sala de estar ‘fechado’ a ver um encontro que prometia…E cumpriu. Que momento!

Quem não se lembra dos gritos de Michelle e de Sharapova? (Acho que até nisso, a portuguesa levou a melhor). Quanto ao encontro, também não desiludiu. Que vitória! Ainda assim, lembra-se como foi o encontro? Nós damos uma ajuda.

Michelle Larcher de Brito entrou muito autoritária no encontro e foi mesmo a primeira a chegar ao break, no quarto jogo (3-1), mas a russa Maria Sharapova ia vender cara a derrota e devolveu a quebra de serviço a 4-3. No jogo seguinte, Sharapova não assentava com a pancada de serviço e Larcher de Brito voltou a chegar ao break com jogo em ‘branco’ e serviu, de seguida, para a vitória no set (6-3).

Na segunda partida, Michelle Larcher de Brito, esteve a bom nível na pancada de serviço, venceu todos os seus jogos, apesar de ter enfrentado três pontos de break, e com uma única quebra de serviço, logo na fase inicial do set, conseguiu tocar o céu da catedral do ténis para dar ao ténis português uma das maiores vitórias de sempre, mas não foi fácil: Michelle teve quatro Match Points à sua disposição e só à quinta tentativa é que foi feliz e tocou o céu na catedral de Wimbledon.

Foi o dia em que Portugal, um país cujo jornalismo está, essencialmente, virado para o futebol deu destaque de primeira página ao feito histórico de Michelle: o jornal desportivo A Bola fez manchete com o sucedido com o título “A vitória mais bela” numa das raras vezes até à data em que o ténis fez manchete nos principais diários desportivos em Portugal.

Michelle-Brito

A BOLA

Recorde aqui os melhores momentos de um encontro que vai ficar para a eternidade!

Larcher de Brito, a melhor tenista portuguesa de todos os tempos, tornou-se treinadora em 2018.

Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.