Gonçalo Oliveira regressa aos Grand Slams com derrota no Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 10, 2024

Gonçalo Oliveira, número dois nacional e 221.º colocado do ranking ATP, deixou esta quarta-feira o qualifying do Australian Open sem qualquer português presente, ao ser eliminado na primeira ronda da fase prévia em Melbourne, à qual regressou seis anos depois.

O portuense de 28 anos, de volta aos Majors, perdeu com o boliviano Hugo Déllien, 109.º ATP e um dos principais cabeças-de-série da qualificação, por 6-4 e 6-2, num duelo de 1h30 com resultado algo enganador, uma vez que o português teve muitas oportunidades para dar um rumo diferente ao marcador.

A comitiva portuguesa no Australian Open fica assim reduzida a dois jogadores: Nuno Borges (quadros principais de singulares e pares) e Francisco Cabral (quadro principal de pares).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com