Gilbert explica quais são os dois jogos mais importantes num encontro inteiro
Olhar para o que pode ir acontecendo num encontro de ténis é uma das atividades mais fascinantes. As oscilações e a confiança podem fazer toda a diferença e tornam o ténis num dos desportos mais imprevisíveis, mas há quem tente decifrar tudo para tornar a equação mais simples. É aqui que entra Brad Gilbert, conceituado treinador que agora trabalha com Coco Gauff.
Ora, o norte-americano destaca dois jogos que são determinantes para vencer um encontro. “Os dois primeiros jogos do segundo set, num encontro à melhor de três sets, são os jogos que decidem tudo”, defende, no seu livro Winning Ugly. “Muitos dos teus adversários verão o início do segundo set como um barómetro do que aí vem. Se perderem rápido, é possível que abandonem antes de tempo. Se ganharem rápido, pensarão que o assunto está fechado. Muitos resistem até que mostres que também o podes derrotar no início do segundo set”, afirma.
Leia também:
- — Sinner anuncia patrocínio surpreendente… da Fórmula 1
- — Kyrgios: «Djokovic destruiria o Sampras se se tivessem defrontado»
- — Berrettini surpreende e contrata antigo treinador de Nadal
De facto, Gilbert acredita que esse é o momento em que tudo se decide na maior parte das vezes. “Ganhar o primeiro set traz um problema. Derrotaste o teu adversário, por isso motivaste-o a atacar-se. Toma atenção ou vais pagar caro. E o momento de maior probabilidade de perderes o teu serviço é mesmo depois de teres feito um break”, garante.