Gauff sobrevive a festival de erros (mais de 100!) e estreia-se nas ‘meias’ do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 23, 2024
gauff

Coco Gauff, número quatro do Mundo, qualificou-se esta terça-feira, aos 19 anos, pela primeira vez na sua carreira para as meias-finais do Australian Open. É a terceira vez que a norte-americana chega ao top 4 de um Major em singulares na sua carreira, todas em torneios diferentes, depois de Roland Garros 2022 (perdeu na final) e US Open 2023 (acabou campeão).

Vencedora do último Major, Gauff venceu um 12.º encontro seguido em Grand Slams ao derrotar na Rod Laver Arena a ucraniana Marta Kostyuk, de 21 anos e número 37 do Mundo, por 7-6(6), 6-7(3) e 6-2, numa batalha de 3h15 que ficará na memória do Australian Open como um dos encontros de qualidade mais duvidosa. Ao todo, entre as duas tenistas, fizeram-se uns inacreditáveis 107 (!) erros não-forçados. Gauff, que virou de 1-5 abaixo no primeiro set, desperdiçou uma vantagem de 5-3 no segundo parcial, mas foi a tempo de se impor mentalmente — e especialmente fisicamente — num terceiro set que dominou desde início.

Gauff, que ainda não perdeu em 2024 (10-0 com um título WTA pelo meio), aguarda pela vencedora do outro encontro feminino do dia, entre a bielorrussa Aryna Sabalenka (naquilo que seria a reedição da final do US Open) e a checa Barbora Krejcikova, sendo certo que teremos um duelo entre campeãs de Grand Slam.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com