Gaston enfrenta multa milionária após ‘repetidas ações antidesportivas’

Por José Morgado - Maio 22, 2023
gaston

Hugo Gaston, em tempos apontado como uma das figuras de futuro do ténis francês — chegou aos oitavos-de-final em Roland Garros 2020, com 20 anos –, continua sem conseguir confirmar esse estatuto, não apenas porque o seu ténis não tem estado à altura do acontecimento, mas também por atitudes de mau comportamento difíceis de explicar. Foi o caso recente em Madrid, quando na reta final do primeiro set do encontro diante de Borna Coric atirou deliberadamente uma bola do seu bolso para o court por forma a obrigar a que este fosse repetido.

A situação, revista depois em vídeo e somada a outras tantas nos últimos meses, originou uma multa exemplar de 133 mil euros por parte do ATP. Um valor superior, por exemplo, aos 122 mil que ganhou este ano em prize-money dentro de campo.

Apesar do mau comportamento, Gaston vai competir em Roland Garros… com um wild card atribuído pela Federação Francesa de Ténis.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt