Gastão Elias vê adversário desistir e está nos 'oitavos' em Challenger dominicano
Gastão Elias deu na noite desta segunda-feira o primeiro passo no Challenger de Santo Domingo, na República Dominicana, dotado de 125 mil dólares em prémios monetários. O número três nacional é o oitavo cabeça-de-série da prova e impôs o seu favoritismo perante Jose Statham, eliminando o jogador neozelandês por 6-1 e 5-1 (desistência) ao cabo de 64 minutos.
A figurar esta semana no 162.º posto do ranking mundial depois de uma subida de 11 posições, Gastão Elias não teve problemas de maior para passar por cima do número 322 do mundo. Na primeira partida, o português perdeu apenas quatro pontos no seu serviço e não enfrentou qualquer ponto de break, roubando três jogos ao adversário para conseguir a vantagem ao fim de apenas 34 minutos.
A segunda partida foi ainda mais dominante, com Elias a avançar para um 3-0 de forma bastante rápida, até o seu adversário entrar novamente no marcador com uma bela direita cruzada. No entanto, o teórico favorito à vitória adotou um estilo ofensivo que se manteve do princípio ao fim e que lhe permitiu chegar ao 5-1, momento em que Jose Statham anunciou que não seria capaz de continuar em prova no torneio dominicano, o mais cotado desta semana no circuito Challenger.
Na próxima ronda, o lourinhanense vai medir forças com o vencedor do duelo entre Juan Ignacio Londero, oriundo da fase de qualificação, e o convidado local Jose Olivares. Nesta terça-feira, Elias vai entrar em court para disputar o encontro de pares com Fred Gil, uma parceria que já não era vista desde 2011