Gastão Elias com triunfo em Bastad no regresso aos torneios ATP
Gastão Elias regressou da melhor forma aos torneios do circuito principal. O número dois português e 89.º do ranking mundial qualificou-se para os oitavos de final do ATP 250 de Bastad, Suécia, ao derrotar esta terça-feira o sueco Christian Lindell, oriundo da fase de qualificação e 326.º classificado, pelos parciais de 6-1 e 6-4, naquela que foi a sua primeira vitória em provas do ATP World Tour desde finais de fevereiro.
Num encontro de 1h17 de duração e marcado por condições ventosas, Elias ainda viu o qualifier sueco encostar o resultado de 4-1 para 4-3 na segunda partida, mas conseguiu confirmar o seu favoritismo teórico e alcançar uma vitória em parciais diretos, depois de um set inicial quase perfeito, no qual só cedeu quatro pontos com a primeira bola. Este foi o seu primeiro triunfo em quadros principais ATP enquanto membro do top 100 mundial.
Nos oitavos de final, onde já está João Sousa – ficou isento da ronda inaugural -, Gastão Elias vai encontrar o japonês Taro Daniel, 117.º colocado, que afastou hoje, na primeira eliminatória, o argentino Horacio Zeballos, sétimo cabeça de série da prova e 72.º ATP, por 6-4 e 6-2, ao cabo de curtos 70 minutos.
Em fevereiro deste ano, Elias, a disputar o seu primeiro evento do circuito principal desde o Millennium Estoril Open em finais de abril, atingiu os quartos de final do torneio ATP 250 de São Paulo, Brasil, cedendo apenas para o sérvio Dusan Lajovic em três partidas.