Gastão Elias triunfa no Jamor e joga final de um Challenger 3 anos e meio depois

Por José Morgado - Abril 3, 2021
elias
FOTO: Sara Falcão

Gastão Elias, número 358 do ranking ATP e um dos melhores tenistas portugueses de todos os tempos (foi top 60 em 2016), garantiu este sábado o regresso à final de um torneio Challenger três anos e meio depois da última (em outubro de 2017, em Montevideu), ao apurar-se para o encontro de decisão do título no Oeiras Open 1, o primeiro de dois Challenger que estão a ser jogados por estas semanas no Complexo de Ténis do Jamor.

O lourinhanense de 30 anos fez mais uma exibição de qualidade para derrotar o francês Evan Furness, número 340 ATP, por 6-3 e 7-5, recuperando de break abaixo no segundo set para fechar ao cabo de quase duas horas de partida. Elias desforrou-se assim da derrota sofrida diante deste mesmo rival há cinco semanas, na final do ITF M25 de Vale do Lobo.

Na final da prova, Elias vai defrontar o checo Zdenek Kolar, número 246 mundial, diante de quem venceu na única vez que se defrontaram, no Challenger de Sopot (Polónia), em 2019. O checo já derrotou dois portugueses esta semana no Jamor: Nuno Borges na primeira ronda (salvou match point) e Tiago Cação nos ‘quartos’.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.