Gastão Elias perde e fica à porta do quadro principal do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 14, 2022

Gastão Elias, número 216 do ranking ATP, ficou esta sexta-feira à porta do quadro principal do Australian Open, primeiro Grand Slam de 2022, ao perder na terceira e última ronda da fase de qualificação, em Melbourne. O lourinhanense procurava passar o qualifying do Happy Slam pela primeira vez na carreira…

Numa final de qualifying tensa e nervosa, em que o português — talvez acusando o desgaste das rondas anteriores — andou sempre longe daquilo que pode e sabe jogar, Elias, de 31 anos, acabou por ser derrotado em dois sets pelo jovem cazaque Timofey Skatov, 255.º mundial, de 20 anos, que triunfou por 6-4 e 7-6(5), em 1h40, para se qualificar para o seu primeiro quadro principal em Majors, naquele que foi também o seu primeiro qualifying. Elias esteve a ganhar por 5-2 no segundo set (com dois set points…), altura em que parecia ter o set completamente no bolso.

João Sousa é agora o único português ainda em prova no Australian Open.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt