Gastão Elias, Frederico Silva e Francisco Rocha são os primeiros vencedores portugueses no Algarve
Arrancou finalmente esta quarta-feira o quadro principal do primeiro de seis torneios ITF M25 agendados para Portugal no próximo mês e meio, o 5.º Open Internacional de Ténis de VRSA, com dois vencedores portugueses nas primeiras horas: Gastão Elias, Francisco Rocha e Frederico Silva.
Elias, de 34 anos e atual 356.º ATP, impôs a sua experiência e favoritismo diante do qualifier chinês Charles Chen (1138.º ATP), por 6-1 e 6-1, em apenas uma hora, ao passo que Rocha (774.º ATP) inverteu um início desastroso para derrotar o espanhol Sérgio Callejon (882.º), por 0-6, 6-1 e 6-2, naquele que foi o seu primeiro encontro da temporada, depois de ter estado no Australian Open como parceiro de treino da chinesa Zheng Qinwen, campeã olímpica.
Frederico Silva, segundo cabeça-de-série, campeão nacional em título e atual 288.º ATP, juntou-se a eles minutos depois ao beneficiar da desistência de Daniel Batista (1738.º) quando já ganhava por 5-0 ao fim de meia-hora. Foi uma (tentativa) de reedição precisamente da final do Nacional Absoluto…
Menos sucesso tiveram Tiago Pereira (502.º ATP) e o qualifier José Rodrigues (sem ranking), que foram eliminados na primeira ronda. O algarvio foi surpreendido pelo britânico Millen Hurrion (849.º) por 6-3 e 6-3, ao passo que o ribatejano de Almeirim ainda deu réplica ao primeiro cabeça-de-série francês Robin Bertrand (263.º), mas cedeu por 6-0 e 6-3 em pouco mais de uma hora.