Gastão Elias brilha em Buenos Aires rumo aos oitavos de final
De regresso aos triunfos nos grandes palcos. Gastão Elias, número 142 do ranking mundial, voltou a conhecer esta terça-feira o sabor da vitória em provas do ATP World Tour e avançou aos oitavos de final do torneio ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, quebrando o jejum de quase dois anos – desde julho de 2014, em Hamburgo – sem ganhar qualquer duelo em quadros principais do circuito profissional.
Oriundo da fase de qualificação, na qual não cedeu qualquer set, Elias superiorizou-se na ronda inaugural ao experiente espanhol Daniel Munoz de la Nava, de 34 anos e 74.º ATP, pelos parciais de 4-6, 6-4 e 6-1, ao cabo de 2h14. O português, que ganhou 77% dos pontos disputados com o primeiro serviço, conseguiu ganhar a segunda partida e descolar no marcador rumo ao triunfo.
Nos oitavos de final, Gastão Elias vai ter pela frente o vencedor do confronto entre o espanhol Pablo Carreno Busta, 64.º classificado, e o austríaco Dominic Thiem, 19.º ATP e um dos convocados para defrontar Portugal em Guimarães, no próximo mês de março. Elias nunca defrontou qualquer um dos jovens tenistas no ATP World Tour.
Com este triunfo, o número dois português, que segundo o jornal “A Bola” está a ser acompanhado pelo treinador argentino Fabian Blengino, alcançou a sua primeira vitória sobre um jogador do top 100 mundial desde novembro de 2015. Aí, Elias derrotou o sul-americano Federico Delbonis, então 53.º ATP, na primeira ronda do torneio challenger de, curiosamente, Buenos Aires.