Gasquet despede-se uma última vez do Australian Open com desaire no qualifying

Por José Morgado - Janeiro 6, 2025
Gasquet

Ricard Gasquet, antigo top 10 mundial e um dos tenistas mais marcantes da sua geração, prepara-se para dizer adeus ao ténis na próxima edição de Roland Garros. O francês viajou até à Austrália para jogar o Australian Open por uma última vez e acabou derrotado na primeira ronda da fase de qualificação.

Richie ainda aguardou por um wild card de última hora — que poderia ter sido libertado por Lucas Pouille (ficou um fora de entrar diretamente), mas acabou mesmo por ter de jogar o qualifying e sem grande sucesso.

O veterano francês de 38 anos, número 132 do Mundo, perdeu diante do croata Duje Ajdukovic, 139.º e recentemente em melhor forma, por 7-6(4) e 6-3, num encontro que apesar de tudo foi disputado num bom court e com boa presença de público nas bancadas.

A jornada inaugural de qualifying no Australian Open — fortemente afetada pela chuva — ficou ainda marcada pela eliminação do ex-top 25 Daniel Evans e pelas vitórias de ‘caras conhecidas’ como Cristian Garín, Chris Eubanks, Laslo Djere ou do jovem espanhol Martín Landaluce.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com