Frederico Silva volta a jogar um torneio ATP fora de Portugal três anos e meio depois

Por José Morgado - Outubro 13, 2018

Frederico Silva, número seis português e 291.º colocado do ranking mundial, viajou este sábado até à Bélgica para assinar a possível entrada na fase de qualificação do ATP 250 de Antuérpia… e conseguiu! O caldense de 23 anos é um dos 16 jogadores com lugar no qualifying do maior torneio da Bélgica, que no quadro principal conta com estrelas do circuito como Jo-Wilfried Tsonga, Milos Raonic, Diego Schwartzman, Richard Gasquet ou Kyle Edmund.

O caldense tem encontro marcado na primeira ronda com o veteraníssimo francês Stephane Robert, 157.º ATP, de 38 anos, num encontro que está agendado para as 10 horas de Portugal Continental. Os dois nunca se defrontaram.

Esta é apenas a segunda vez na carreira que Kiko, ex-top 10 mundial de juniores, vai jogar um ATP fora do nosso país. A outra havia sido em Casablanca, Marrcoso, em 2015, quando perdeu na ronda inaugural da qualificação. Este ano, Frederico jogou apenas o Millennium Estoril Open, com wild card, e perdeu na primeira ronda.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com