Frederico Silva salva seis match points em batalha épica e sagra-se campeão no Algarve

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 16, 2025
Frederico_FERREIRA_SILVA_00007
FOTO: Beatriz Ruivo

De cortar a respiração! Frederico Silva, número 288 do ranking ATP, é o novo campeão do 5.º Open Internacional de Vila Real de Santo António, mas só depois de ultrapassar uma batalha épica de 3h24 a caminho do título. O português de 29 anos salvou seis (!) match points e garantiu o 20.º título internacional da sua carreira.

A defrontar o suíço Sandro Kopp (352.º), o caldense sobreviveu com os parciais 4-6, 6-1 e 7-6(12), sendo que só a terceira partida valeu por um encontro, tendo em conta que durou… 1h39! Depois de perder o primeiro set e de arrasar no segundo, Frederico Silva foi mantendo o serviço na terceira partida e começou por salvar dois match points quando servia para forçar o tie-break.

Saiu vivo desse momento e a decisão chegou num tie-break louco, em que se viu a perder por 7-6, 9-8, 11-10 e 12-11, saindo sempre do buraco, antes de finalizar na sua terceira oportunidade. Desta maneira, sucede a Jaime Faria como dono do troféu deste torneio de categoria M25, que deu o pontapé de saída a uma série de seis no Algarve.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt