Frederico Silva termina participação em Todi
Frederico Silva, número quatro português e 287.º colocado do ranking mundial, foi eliminado esta quinta-feira à tarde na segunda ronda do torneio Challenger de Todi, em Itália, que distribui mais de 42 mil euros em prémios monetários. O caldense de 20 anos, a viver um excelente momento de forma, não resistiu ao belga Germain Gigounon, 200.º do Mundo, e cedeu por 7-6(4) e 6-3.
Depois de na jornada de ontem ter alcançado a sua maior vitória da carreira em termos de ranking frente ao italiano Luca Vanni (113.º ATP), num duelo que teve a duração de quase três horas e só ficou concluído para lá da meia-noite local, Silva acabou por ceder hoje nos momentos importantes, quebrando fisicamente. No capítulo estatístico, o português disparou seis duplas faltas e viu o seu serviço ser quebrado em três ocasiões.
Com esta derrota na segunda eliminatória, Frederico Silva, oriundo da fase de qualificação, soma oito pontos ATP para a tabela classificativa mundial e somou 730 euros. Na próxima semana, o jogador caldense deverá ascender 14 posições na hierarquia, posicionando-se a partir de segunda-feira no 273.º posto do ranking.
Silva viaja agora rumo a Portugal para ser um dos representantes nacionais a defrontar a seleção da Finlândia no confronto alusivo à segunda ronda do Grupo II da zona euro-africana da Taça Davis. A eliminatória disputa-se no Clube de Ténis de Viana do Castelo, entre os dias 17 e 19 de julho.