Frederico Silva dá a volta a batalha de quase três horas e festeja em Bunschoten

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 15, 2025
Frederico_FERREIRA_SILVA_00007
FOTO: Beatriz Ruivo

Foi com muita garra e espírito de luta que Frederico Silva (250.º do ranking ATP) encontrou forças para se apurar para os oitavos-de-final do Challenger de Bunschoten, nos Países Baixos. O português de 30 anos viu-se envolvido em mais uma batalha e saiu por cima do russo Ivan Gakhov (285.º) após quase três horas.

Os parciais 7-6(1), 4-6 e 6-4 mostram bem a dureza deste duelo, mas até escondem o que aconteceu no terceiro set. É que Frederico Silva, que desperdiçou cinco break points no segundo set antes de Gakhov descolar para forçar a terceira partida, viu-se a perder por 3-1 (e ponto para 4-1) ou 4-2, antes de carregar no acelerador e não olhar mais para trás. Quatro jogos consecutivos deram-lhe o triunfo e o lugar na segunda eliminatória.

Agora, Frederico Silva ainda espera para saber se irá discutir um lugar nos quartos-de-final com o terceiro cabeça-de-série, o libanês Benjamin Hassan (196.º) ou o jovem neerlandês Mees Rottgering (644.º). Isto enquanto tenta recuperar caminho no ranking ATP, onde já foi 168.º classificado.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt