Frederico Silva bate Duarte Vale e desafia João Sousa na final

Por José Morgado - Julho 4, 2020
silva2
FOTO FPT

Frederico Silva, número 193 do ranking mundial e segundo cabeça-de-série na segunda etapa do circuito sénior da Federação Portuguesa de Ténis, vai desafiar este domingo João Sousa, melhor tenista português de sempre, na final agendada para as 12 horas no Lisboa Racket Centre.

O caldense de 25 anos, único tenista português da história que conquistou títulos de Grand Slam (US Open 2012 e Roland Garros 2013 em pares juniores), derrotou nas meias-finais o jovem cascalense Duarte Vale, de 21 anos, por 6-3 e 6-4, em 1h53, num encontro muito equilibrado e de grande qualidade, no qual teve de recuperar de 2-4 no segundo parcial.

Vale, que vinha de uma série de 10 vitórias seguidas — foi campeão no Open de Oeiras no CETO — voltou a ser muito agressivo e a mostrar a razão pela qual tem brilhado no circuito universitário norte-americano, mas Silva revelou-se mais duro mentalmente nos momentos decisivos de ambos os sets e carimbou o triunfo.

Silva e Sousa vão defrontar-se pela primeira vez, mas conhecem-se muito bem: são parceiros na seleção da Davis e treinam regularmente juntos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt