Frederico Silva arrasa primeiro cabeça-de-série rumo a mais uma final no Japão

Por José Morgado - Novembro 26, 2022
frederico-silva
FOTO: Beatriz Ruivo

Frederico Silva, o único jogador português da história a conquistar (dois) títulos de Grand Slam — em pares juniores, ao lado de Kyle Edmund — está a viver aos 27 anos o melhor mês da sua carreira profissional. Este sábado, o caldense, 244.º colocado do ranking ATP, qualificou-se para a final do Challenger de Yokkaichi, no Japão. É a terceira final da sua carreira a este nível e a segunda em semanas consecutivas, depois de ter perdido a final em Kobe, na semana passada.

Na meia-final, Kiko alcançou mais uma vitória fantástica em solo nipónico, ao derrotar o local Kaichi Uchida, bem conhecido do público português, 165.º ATP e primeiro cabeça-de-série, por 6-2 e 6-2, em 1h14, num encontro de eficácia total, em que aproveitou os quatro break points de que dispôs e salvou todos os 11 (!) que enfrentou!

Frederico Silva vai em busca do primeiro título Challenger e do regresso ao top 200 diante do vencedor do encontro entre o japonês Yosuke Watanuki — no que seria uma reedição da final de Kobe, na semana passada — e o australiano James Duckworth.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt