Frederico Marques: «João esteve muito bem taticamente, as condições em Chengdu são muito rápidas»

Por José Morgado - Setembro 28, 2018

Frederico Marques, treinador de João Sousa, mostrou-se esta sexta-feira naturalmente orgulhoso com a qualificação do seu jogador para as meias-finais do ATP 250 de Chengdu, na China, às custas de um triunfo diante de Malek Jaziri nos ‘quartos’.

“O João realizou um encontro muito completo. Esteve muito bem taticamente e agressivo mentalmente desde o primeiro ponto, controlando os pontos e mantendo o adversário longe da zona onde está confortável. O João entrou muito bem na partida, muito agressivo no capítulo da resposta e direita. Sabíamos que o Jaziri gostava de comandar o ponto com a direita, assim como fazer a transição de trás para a frente (rede). Um jogador com grande toque de bola e definição”, alertou o técnico português, que alerta para os courts muito rápidos em Chengdu. “As condições são bastante rápidas em Chengdu ( campo), a bola também é rápida e faz com que aconteçam vários encontros e sets a serem decididos no tiebreak. Uma boa percentagem de primeiros serviços e chave e ser forte na resposta”.

Marques espera um duelo muito complicado para as meias-finais, face a Bernard Tomic. “Amanhã o João vai ter pela frente um jogador muito forte no serviço e um dos jogadores com melhor esquerda paralela do circuito.  Está longe do seu melhor ranking, mas tem vindo a subir durante o ano.  Está com confiança, vem com várias vitórias já está semana. Vai fazer um ano para a semana que o João foi eliminado por ele em Tóquio 2017.  Se não me falha a memória também perdemos em outras ocasiões”, lembrou.

Frederico mantém, no entanto, a confiança. “Mas este ano o João é um jogador mais completo, um jogador com outras armas e terá certamente oportunidades para poder disputar o encontro”.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.