Frederico Marques: «O João está uma pessoa mais confiante»

Por admin - Maio 5, 2016

João Sousa voltou a estar muito bem em court esta quinta-feira e já está nos quartos-de-final do Mutua Madrid Open, torneio Masters 1000, depois de derrotar Jack Sock em três sets nos oitavos-de-final do torneio.

Após o encontro, e em conversa com o Bola Amarela, Frederico Marques fez a análise do encontro do seu pupilo e mostrou-se muito contente com a vitória: “Estou contente, é obvio, são quartos-de-final de um Masters 1000. Como já tinha referido ontem era um dos objectivos do ano estar competitivo nos torneios grandes e nos Masters 1000. Em 2015 o João esteve muito competitivo nos ATP 250, nos Masters 1000 só passou 3 rondas em todos os torneios. É claro que estou contente, até ao momento passou a primeira ronda em todos menos em Indian Wells. Chegar aos quartos-de-final significa que temos um João outra vez com um nível dos primeiros trinta do mundo. Em relação ao jogo de hoje, voltámos a ter um jogo muito agressivo, com o João com vontade de ser ele a comandar o jogo, com vontade de ser ele o protagonista. Ele volta a estar com confiança e quando isso acontece não há muitos jogadores que o consigam parar.”

Durante todo o encontro, João Sousa manteve-se muito calmo e concentrado, apesar de Jack Sock ter reclamado várias vezes com o árbitro de cadeira: “O João está uma pessoa mais confiante em si próprio, é um jogador com mais experiência, já tem mais nível, jogou praticamente em todos os palcos, já tem muito “calo”. O ténis é assim, faz parte, às vezes faz parte reclamar as vezes pedir assistência, ganhar algum tempo, só temos de estar o máximo de tempo lúcidos , pensar no que se tem de fazer taticamente em todos os pontos, e se as coisas forem bem feitas, com mais ou menos paragens, vai-se acabar com um bom resultado.”

Nos quartos-de-final João Sousa vai enfrentar o “rei da terra batida”, Rafael Nadal. Depois de uma pré-época passada com o espanhol João está preparado para dar o seu melhor, independentemente de quem esteja do outro lado da rede: “O Nadal é o Nadal. Já ganhou muito, é um excelente jogador, mas o João também o é. Estarmos nos quartos-de-final por isso significa que tem muito nível. Vamos continuar com a mesma humildade e tentar fazer uma boa recuperação hoje. Fizemos uma semana de pré-época com o Nadal, já o conhecemos melhor, vamos analisar alguns vídeos que eu consegui fazer nos treinos que fizemos com ele, vamos tentar analisar os jogos que ele fez aqui no torneio, ou nas semanas passadas. Há muitos jogos na internet, há adversários que é um bocadinho mais complicado, mas sim é um excelente jogador. Temos muito respeito por ele como pessoa, é um bom amigo, tanto meu como do joão, mas quando entrarem os dois la para dentro, vão dar os dois o seu melhor, com respeito e vamos ver quem é que ganha.”