Frederico Marques elogia Sousa-Pouille e relembra: «O torneio do João ainda não acabou»

Por José Morgado - Setembro 2, 2018

Frederico Marques, treinador de João Sousa, tem acompanhado o vimaranense nos bons e nos maus momentos pelo que é, naturalmente, uma das pessoas mais felizes com a qualificação do seu jogador para os oitavos-de-final de um torneio do Grand Slam pela primeira vez na carreira — e na história do ténis português.

No final do encontro, em declarações ao ‘Bola Amarela’, Marques falou… de um grande encontro. “Um grande jogo de ténis.  Uma maravilha para as pessoas verem e desfrutarem de dois guerreiros desta modalidade. Um autêntico jogo de xadrez. Um jogo muito táctico, o Lucas com uma táctica muito agressiva, a não querer trocas de bolas.  E o João a procurar alargar o máximo possível os pontos e a deslocar o adversário sempre que possível”.

O técnico do número um nacional elogia aspetos táticos nos dois jogadores. “Estiveram os dois a grande nível no capítulo dos princípios de jogada, serviço e resposta, tendo o encontro sido decidido em 3 tiebreaks muito apertados”.

Marques alerta para a possibilidade de o próximo encontro ser em sessão noturna e lembra que isto ainda não terminou! “Amanhã teremos um dia de descanso, onde deveremos treinar da parte da tarde visto que é possível competir na segunda feira ao final do dia.  As condições a noite são algo diferentes e no caso de tal acontecer vamos nos habituar durante o dia de amanhã O torneio ainda não acabou e agora queremos recuperar da melhor maneira e preparar o próximo encontro.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com