Fred Gil vence e ‘apadrinha’ primeiros ‘quartos’ da carreira de Luís Faria

Por José Morgado - Outubro 17, 2018

Luís Faria, de apenas 19 anos, garantiu esta quarta-feira no Algarve a qualificação para os quartos-de-final de um torneio internacional de singulares pela primeira vez na sua carreira, onde vai desafiar na quinta-feira um dos melhores jogadores portugueses de sempre, Fred Gil, que continua em boa forma.

Nos ‘oitavos’ do SBA Tennis Open, que está a ser jogado em Vale do Lobo, Faria, 1351.º do ranking ATP, alcançou uma das melhores vitórias da carreira para derrotar o britânico Luke Johnson, número 753 do ranking, por 1-6, 6-2 e 6-2, ao passo que Gil (359.º ATP, a sua melhor classificação em cinco anos) derrotou o compatriota Francisco Cabral (1053.º), por 6-0 e 6-3, em 65 minutos.

Contas feitas, há cinco tenistas portugueses nos quartos-de-final da prova: João Monteiro, Tiago Cação, Martim Prata, Fred Gil e Luís Faria. Gonçalo Ferreira (tal como Francisco Cabral) caiu na segunda ronda.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt