Francisca Jorge soma grande reviravolta rumo às primeiras meias-finais do ano

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 11, 2021

Francisca Jorge continua a viver uma grande semana em Montemor-o-Novo e carimbou o passaporte rumo às primeiras meias-finais da temporada. A número um nacional, 432.ª classificada do ranking WTA, levou a melhor diante da japonesa Eri Hozumi (388.ª), ficando a apenas um passo de atingir o duelo decisivo deste torneio do ITF World Tour que distribui 25 mil dólares em prémios monetários.

A portuguesa de 21 anos somou um grande reviravolta, ao triunfar com os parciais 4-6, 6-2 e 6-3, com destaque para o facto de ter estado a perder por 3-1 na terceira partida. No entanto, Francisca Jorge nunca baixou os braços e disparou para uma ponta final endiabrada, onde venceu cinco jogos consecutivos para sentenciar o encontro e garantir o acesso às ‘meias’. Trata-se do melhor resultado desde outubro de 2020, quando atingiu a final no Funchal, depois de ter caído por duas vezes nos quartos-de-final este ano.

Segue-se um muito exigente duelo com a brasileira Beatriz Haddad Maia, 2.ª cabeça-de-série no torneio português. Atualmente no 225.º posto do ranking WTA, a canarinha já foi 58.ª classificada e bateu a grega Valentini Grammatikopoulou nos quartos-de-final, por 6-1 e 7-5. Curiosamente, Bia bateu Kika na final… desse torneio do Funchal.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt